A relevância do Aço na Construção Civil

Construções Metálicas
5 de junho de 2018
Exibir tudo

A relevância do Aço na Construção Civil

O aço é a mais importante e mais versátil das ligas metálicas. No mundo todo mais de 100 países produzem aço, entre estes o Brasil se destaca e aparece entre os 10 maiores produtores. A versatilidade do aço se deve a sua gigantesca variedade de tipos e formas, trata-se de um elemento que se adapta para atender às mais diferentes aplicações. Existem aproximadamente 3500 tipos diferentes de aços e cerca de 80% deles foram desenvolvidos nos últimos 20 anos. Isso demonstra a grande evolução que o setor tem experimentado recentemente.

Na construção civil, o maior interesse está nos chamados aços estruturais de média e alta resistência mecânica, termo que serve para designar todos os aços que são adequados para utilização em elementos da construção. As principais características exigidas de um aço a ser utilizado na construção civil são: elevada tensão de escoamento, elevada tenacidade, boa soldabilidade, homogeneidade micro estrutural, susceptibilidade de corte por chama sem endurecimento e boa trabalhabilidade em operações tais como o corte, a furação e o dobramento, sem que se originem fissuras ou outros defeitos.

Os aços de alta resistência e baixa liga, responsáveis por estruturas menos pesadas e, por isso, são muito utilizados por arquitetos e projetistas, podem influenciar numa obra nos seguintes aspectos: aumento da resistência mecânica, propiciando seções mais leves; resistência à corrosão; resistência ao choque e limite de fadiga e na elevação do limite de escoamento sem perda da ducbtibilidade.

A Metalforte acredita no aço como um elemento indispensável da construção civil e um fator de relevância da economia brasileira. Por isso, investimos constantemente no avanço tecnológico deste material por acreditar na sua característica funcional e tecnológica.