Como o aço pode ser usado no setor agrícola

No dia 10 de maio comemoramos o Dia do Campo, uma data que busca homenagear não só os trabalhadores rurais, mas também o próprio setor agrícola. De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, existem mais de 5 milhões de pequenos, médios e grandes produtores rurais no Brasil.

Dentro desse segmento, o aço cumpre um papel fundamental e, no texto de hoje, vamos entender um pouco sobre como o aço é usado nesse setor. Vamos lá?

Uso do aço no setor agrícola

O aço está presente no setor agrícola muito mais do que podemos imaginar. Isso porque o aço pode ser visto em praticamente todas as etapas dos processos agrícolas: desde o maquinário e as ferramentas, até os espaços de armazenamento

O uso em larga escala do aço no setor agrícola se dá principalmente pela durabilidade e resistência do material. São essas características que garantem que tanto as ferramentas quanto os maquinários irão durar muito tempo, e se tem uma coisa que é importante no setor agrícola é o investimento em bons equipamentos. Isso, sem dúvidas, garante uma produção melhor e mais eficiente.

Vejamos mais de perto algumas aplicações do aço no setor agrícola.

1. Plantação

Ainda na plantação, vemos o aço nos arados dos tratores que preparam a terra. Essa é uma etapa muito importante, pois é através dela que a terra fica pronta para receber as sementes e propiciar o bom desenvolvimento do que for plantado. 

2. Colheita

No momento da colheita, o aço se faz presente nas ceifadeiras e colheitadeiras. Por ser durável e resistir à corrosão e a altas temperaturas, o aço faz com que o processo da colheita, assim como o da preparação da terra, seja mais rápido e eficiente.

3. Armazenagem

Na etapa de armazenagem, vemos o aço nos grandes galpões. Além de serem construídos com muito mais rapidez, já que exigem menos esforço na fundação do terreno e na preparação do espaço, os galpões de aço ganham pontos na durabilidade e resistência.

Outra questão interessante é que, caso o galpão se faça desnecessário em algum momento, ele pode ser desfeito, e o aço pode ser reutilizado com outro fim. Para além do uso em galpões, o aço também pode ser usado em refrigeradores que armazenam leite ou outros alimentos que necessitam de refrigeração.

4. Segurança do terreno

Outra importante aplicação do aço no setor agrícola é na proteção do terreno. Nos cercados de animais ou hortas, por exemplo, é comum o uso de cercas de arame farpado ou de telas metálicas.

Benefícios do uso do aço no setor agrícola

Quando falamos sobre as aplicações do aço no setor agrícola, alguns pontos ficaram bastante evidentes sobre os benefícios do uso do aço nesse segmento: sua durabilidade e resistência, que contribuem fortemente para uma maior eficiência nas várias etapas que envolvem o segmento

No entanto, para além disso, podemos pensar em outros benefícios do uso do aço no setor agrícola. Primeiramente, se formos pensar na rapidez com que a montagem das estruturas de aço é feita e na necessidade de menos mão de obra, por ser um material de manuseio mais simples do que o concreto, por exemplo, podemos considerar que o aço é mais lucrativo

Quando o assunto é o maquinário, o custo benefício se faz presente. Pelo aço contribuir com a durabilidade do equipamento, o investimento feito na compra da máquina compensa muito para o agricultor. 

E aí? Deu para perceber o quanto o aço contribui positivamente para o setor agrícola? Nós da Metalforte sentimos muito orgulho de saber que contribuímos com essa parte tão importante da economia brasileira. E caso você precise de materiais em aço, conte com a gente! Temos à disposição o melhor do aço para construir uma história forte com você! 

Participe da nossa rotina.

Acompanhe nossa empresa nas redes sociais, afinal, você também é feito de aço.

#gentedeaço