Guia do serralheiro: dicas e boas práticas para um trabalho de sucesso

Guia do serralheiro: dicas e boas práticas para um trabalho de sucesso

No dia 23 de abril é comemorado o Dia do Serralheiro. Como forma de agradecer a parceria de anos, a Metalforte decidiu elaborar um conteúdo especial para esse profissional. A ideia é trazer um pouco sobre essa profissão e um conjunto de dicas e boas práticas para que os serralheiros que nos acompanham tenham ainda mais sucesso em suas carreiras.  

Vamos começar? 

O que um serralheiro faz? 

O serralheiro é o profissional responsável por desenvolver objetos e utensílios em metal, como portas, janelas e fechaduras. Além da produção, serralheiros também podem fazer reparos, pinturas, cortes e soldas. 

Um serralheiro pode trabalhar em oficinas de serralheria, construções, indústrias e também ter seu próprio negócio. É bastante comum ver serralheiros que trabalham especificamente com inspeção, armazenagem ou corte de materiais, montagem de esquadrias, construção de protótipos ou transporte de peças. 

A profissão exige uma série de habilidades, tais como saber manusear ferramentas e o metal a ser usado como matéria-prima. No entanto, podemos dizer que a principal habilidade é a criatividade. Um serralheiro, sem dúvidas, carrega muito talento e técnica para fazer o que faz. 

No entanto, assim como qualquer outra profissão, existem práticas e atitudes que ajudam os profissionais a se destacarem e se diferenciarem dos demais no mercado de trabalho. Vejamos algumas delas. 

5 diferenciais para um serralheiro se destacar no mercado  

O que torna um profissional diferente dos demais não é aquilo que ele faz, mas sim como faz. A seguir, confira oito diferenciais que podem fazer com que você seja um serralheiro de destaque, com mais oportunidades de trabalho e mais reconhecimento. 

1. Não faça o que o seu cliente te pede 

Que tal propor algo diferente e melhor para o seu cliente? Muitas vezes, estamos acostumados a fazer exatamente aquilo que nos é pedido. Quando fazemos isso, não criamos a solução para o cliente. Ele mesmo criou. 

Do contrário, quando propomos algo diferente, quando mostramos ao cliente que temos uma expertise sobre o que fazemos, é aí que ele vê valor no nosso trabalho

2. Inove! 

A criatividade não nasce em árvore, mas ela pode se desenvolver através de estudos, pesquisas e inspirações. Que tal começar a pesquisar formas diferentes de fazer aquilo que você já faz? Muitas vezes, não é necessário fazer algo extremamente diferente. O básico pode surpreender.

3. Faça o básico 

Seja pontual, educado e demonstre que você sabe o que faz e o faz com excelência. Nem sempre ser um bom serralheiro é só entregar um material de qualidade. Isso é importante, mas proporcionar ao cliente um bom atendimento, com atenção ao que ele precisa vale muito também. 

4. Divulgue seu trabalho

Quanto mais gente souber aquilo que você faz, melhor. Hoje, a internet e as redes sociais ajudam muito a divulgar o próprio negócio de uma maneira simples e sem muitos custos. 

Crie uma conta no Instagram ou no Facebook dedicada somente para o seu trabalho, tire fotos, grave vídeos daquilo que você faz e comece a postar. No começo, familiares e amigos ajudarão muito na divulgação. Conte também com clientes antigos e, na medida em que for fazendo novos trabalhos, vá mencionando que você possui uma rede social de trabalho. 

Boas oportunidades podem surgir da internet! 

5. Reconheça seu valor 

Quanto tempo de experiência você tem? O que você sabe fazer? O que você já fez? Essas são questões importantes para colocar na balança no momento de pensar no seu valor como profissional. Não se diminua e tenha sempre em mente aquilo que você sabe fazer e o que você entrega de melhor

Não cobre menos do que você merece por um serviço, e sempre faça por onde! Além de um bom atendimento e de um bom trabalho, use materiais de qualidade e você verá poucos questionando o seu preço e sua reputação subindo cada vez mais. 

Práticas de sucesso 

Além de garantir qualidades e diferenciais para ser um profissional diferenciado no mercado, algumas práticas são importantes para te ajudar a ter ainda mais sucesso na sua carreira

Conheça o mercado e seus concorrentes

Quando você entende o mercado e conhece os seus concorrentes, você consegue se localizar e saber o quanto deve cobrar por determinado serviço e no que você pode inovar e ser diferente. 

Além disso, é somente conhecendo o mercado que você irá identificar os melhores fornecedores para a sua serralheria. 

Seja um bom patrão ou um bom funcionário 

Independentemente se você for patrão ou funcionário, colabore para que o ambiente de trabalho seja agradável. Mantenha um bom relacionamento com todos, seja educado e tenha sempre muito respeito por aqueles que trabalham com você. 

Nunca negligencie sua segurança

Quem trabalha com serralheria e conhece os processos dessa profissão deve ter consciência da importância de um ambiente de trabalho seguro. Sempre use os equipamentos de proteção individual necessários, pois são eles que irão proteger a sua saúde e a dos demais, e se atente às normas

Nesse Dia do Serralheiro, faça o melhor por você como profissional e você verá sua carreira alavancar e ter sucesso cada vez mais. 

A Metalforte tem um orgulho imenso de fazer parceria e construir, todos os dias, uma história de aço com profissionais tão fortes como você. 

Feliz dia! 

Participe da nossa rotina.

Acompanhe nossa empresa nas redes sociais, afinal, você também é feito de aço.

#gentedeaço