Tudo o que você precisa saber sobre o aço

No dia 9 de abril é comemorado o Dia Nacional do Aço. Em homenagem a esta data tão importante, tanto para a indústria, quanto para a Metalforte, decidimos criar um guia com tudo aquilo que você precisa saber sobre o aço, desde a sua história e origem, até as suas propriedades. 

Preparado? Então vamos lá! 

O aço no Brasil: como tudo começou 

O Dia Nacional do Aço é comemorado no dia 9 de abril devido à criação da Companhia Siderúrgica Nacional, que foi inaugurada nesta mesma data, no ano de 1941. Foi um marco histórico para todo o país, pois simbolizou um grande passo no nosso processo de industrialização. 

Com o passar dos anos, entre 1950 e 1960, a produção de aço foi só aumentando, gerando uma enorme expansão no setor. Na década de 80, o número de exportações saltou de 11,6% para 43%, até que, em 1990, as principais siderúrgicas brasileiras foram privatizadas.

Em 2000, as empresas brasileiras de produção de aço se consolidaram no mercado e, hoje, o Brasil ocupa o décimo lugar no ranking de maiores produtores de aço bruto no mundo, tendo as siderúrgicas Arcelor Mittal, Usiminas, CSN e Gerdau como as principais do país. 

Como o aço é fabricado? 

O aço é um tipo de metal feito a partir do ferro e do carbono, produzido nas indústrias siderúrgicas. Existem dois processos para a sua fabricação: a partir de sucata, passando por um forno elétrico; e a partir de minério de ferro e carvão, passando por um alto forno e conversor de oxigênio. 

4 etapas para a produção de aço 

A produção de aço a partir de sucata acontece em forno elétrico de alta temperatura, tornando possível fundir praticamente qualquer metal. Já a produção de aço a partir de minério de ferro e carvão possui quatro etapas. 

Vamos ver como cada uma delas acontece?  

1. Preparação

Antes de ir para o forno, o minério de ferro e o carvão passam por uma preparação: o minério é transformado em pelotas e o carvão é destilado. 

2. Redução

Depois da sua transformação, o minério de ferro e o carvão vão para o alto forno, onde é soprado oxigênio aquecido na parte de baixo. A alta temperatura provoca a redução do minério de ferro para ferro-gusa e escória. 

O ferro-gusa é uma liga de ferro líquida com alta quantidade de carbono, enquanto a escória é a matéria-prima para produção de cimento. 

3. Refino 

Na etapa de refino, o ferro-gusa vai para a aciaria para se transformar em aço. O que acontece nesse processo é que, a partir do contato do oxigênio com o carbono do ferro-gusa, diminui-se o teor de carbono presente no ferro, e são eliminadas outras impurezas, como o manganês e o silício.

Depois disso, adiciona-se ligas no ferro fundido e, então, o aço é solidificado. 

4. Laminação

Na etapa de laminação, os produtos que vieram do refino são transformados em produtos siderúrgicos, tais como chapas, arames, tubos, perfilados e outros. 

As propriedades do aço 

O aço é um dos metais com mais atributos e características interessantes. Vamos ver um pouco sobre cada um deles? 

Força: a força de um metal significa a sua capacidade de resistir à deformação. O aço possui extrema resistência à tração, à compressão, ao cisalhamento e força de torção. 

Ductilidade: ductilidade é o quanto um metal é suave e maleável. A capacidade de dobrar e deformar sem se quebrar é o que torna um metal dúctil. 

Dureza: a dureza é a capacidade de um metal resistir ao atrito e à abrasão, sendo, portanto, diferente da força. 

Elasticidade: o aço possui ótima elasticidade, já que tem alta capacidade de se dilatar e voltar ao tamanho original quando posto em altas ou baixas temperaturas. 

Resistência à corrosão: diferentemente de outros metais, o aço tem extrema resistência à corrosão, contribuindo para a sua alta durabilidade. 

Condutividade elétrica: o aço é capaz de conduzir energia elétrica. Justamente por isso é um material que pode ser usado em cabos elétricos. 

Por que o aço é importante no dia a dia? 

Talvez agora você esteja se perguntando: mas, afinal, por que o aço é importante? O aço é importante porque faz parte de toda a nossa vida, até de coisas que nem imaginamos. 

Além de ser um metal essencial para a indústria, o aço está presente em todo o nosso dia a dia. Sua aplicabilidade é fundamental para diversos setores: automotivo, transportes, aviação. O aço também está presente na arquitetura, na agropecuária e na construção civil. Na construção de pontes, de residências, rodovias e outras áreas de infraestrutura.

Até mesmo dentro de nossas casas temos contato com vários produtos que possuem o aço como matéria prima: nossos eletrodomésticos, como fogão e geladeira, nossos celulares, utensílios domésticos… Por isso, o aço é importante não só para as indústrias, mas também para todo o cotidiano das pessoas. 

O aço é ainda um metal extremamente sustentável se posto em relação aos demais. Sua produção é mais limpa, gasta menos água e menos energia, e é completamente reciclável. 

Nós, da Metalforte, temos total orgulho em trabalhar com um metal tão essencial para a sociedade. Já são mais de 45 anos formando histórias de aço com várias empresas e pessoas. E você? Que tal construir uma história de aço com a gente?! Fale agora mesmo com a nossa equipe e faça seu orçamento! Queremos estar com você em todas as etapas! 😊

Participe da nossa rotina.

Acompanhe nossa empresa nas redes sociais, afinal, você também é feito de aço.

#gentedeaço